top of page
main.jpg

Jaguaribara-Ce

praça do Alto da balança.jpg

​

 A cidade de Jaguaribara remonta ao final do Século XVII,  quando se estabeleceram naquelas terras algumas fazendas destinada a criação de gado. Em 1694, devido a forte resistência dos índios, donos originais da terra, os fazendeiros foram obrigados a se retirarem para as proximidades de Fortaleza, voltando anos mais tarde após vencida a resistência indígena.

Jaguaribara foi distrito de Jaguaretama, até que em 9 de março de 1957 foi promovida a município. A denominação atual de Jaguaribara é uma referência a tribo tupi que habitava a região. Etimologicamente Jaguaribara significa Moradores do Rio das Onças.

 

Nova Jaguaribara

A história de Jaguaribara começou a mudar em 1985,  quando chegaram ao município, as primeiras notícias acerca da construção da barragem do Castanhão.
A população foi avisada de que haveria desapropriação de imóveis e retirada dos moradores para uma área mais alta, não atingida pela obra. O maior reservatório de água doce do Ceará, destinado à irrigação, iria inundar cerca de  2/3 (dois terços) de Jaguaribara, inclusive a antiga sede do município.

O processo de desapropriação e retirada gradativa dos moradores aconteceu sob protestos,  grande resistência da população e de várias  instituições, como a associação de moradores e a Igreja Católica,  em razão da indefinição sobre as condições sociais e econômicas em que se dariam os reassentamentos.

A nova cidade começou a ser construída em 1997, e em julho de 2001, as famílias começam a deixar suas casas.

Inaugurada em 25 de setembro de 2001, a cidade de Nova Jaguaribara foi construída numa área de 300 hectares, e se tornou o primeiro município cearense  a ser criado com uma estrutura toda planejada.

O Governo do Estado investiu R$ 70 milhões no projeto, que contemplou aos moradores da cidade antiga e do distrito de Poço Comprido, que também foi afetado pela construção da barragem do Castanhão. A nova sede conta com réplicas da antiga Igreja matriz e a igreja do Poço Comprido.

Hoje, sobre as margens do Açude Castanhão e localizada a 280km da capital cearense, a cidade se destaca por sua história e pelo Açude Castanão, sendo endereço certo para aqueles que curtem a PESCA ESPORTIVA e o turismo!

Jaguaribara2.jpg
bottom of page